OLÁ TURMA DO CURSO DE MÍDIAS!!!!
Tudo bem com vocês? Gostaria de compartilhar minhas atividades. Aí vão elas. Por favor, comentem!!!
DIALOGANDO PLANO DE AULA DE FÍSICA
COLÉGIO ESTADUAL MARIA JOSÉ DE LIMA SILVEIRA
Disciplina: Física
PROFSSORA: Sirleide de Jesus Lima Santos
Público-alvo: Estudantes do EIXO Vll - NOTURNO
ESTUDO DOS MOVIMENTOS
Introdução
A Física é uma área de estudo de vasta interação. Quando observamos tudo ao nosso redor, na sua forma macro e micro, percebemos a beleza e dinâmica, força e movimento de todos os corpos, suas relações e os fenômenos que os regem; entender que os movimentos dos astros estão sujeitos às mesmas leis e princípios que regem os nossos próprios movimentos corporais e outros tantos presentes em nosso cotidiano, na verdade é um grande desafio! Portanto será apresentado e discutido conceito de movimento, repouso, velocidade como introdução importante para solidez do processo de aprendizagem.
Objetivos:
· Discutir os primeiros conceitos desenvolvidos dentro da Mecânica e Cinemática;
· Analisar o movimento e o repouso de um corpo considerando um referencial;
· Identificar, no cotidiano, os tipos de movimentos, trajetórias, distâncias, velocidades e as relações entre estes;
· Realizar cálculos de velocidade média, distâncias e tempo;
Metodologia
• Abrir um diálogo curto e interrogativo sobre o tema;
• Exibir um vídeo que introduz todos os conceitos que serão discutidos, do Programa “A Física e o Cotidiano”, na parte referente a Mecânica.
• Voltar para o power point para exibir imagens e conteúdos de forma dialogada.
• Aplicação das fórmulas em exercícios;
Recursos
• Vídeo da internet do site “A Física e o Cotidiano;
• Data show;
• Notebook;
• Programa Power point
• Quadro branco;
• Pincel
Avaliação
• Processual: contínua observando o interesse, a participação, a leitura, a interpretação de textos, situações de raciocínio lógico a cerca do conteúdo abordado e dos problemas de cálculos.
• Exercícios em grupo;
• As discussões que é gerada entre eles na hora de resolver os problemas;
E ENTÃO COLEGAS! PODEM COMENTAR!!!!
ATIVIDADE PARA O 3º ANO
COLÉGIO ESTADUAL MARIA
JOSÉ DE LIMA SILVEIRA
PROFSSORA: Sirleide de
Jesus Lima Santos
Público-alvo:
Estudantes do 3º ano
CRIAÇÃO DE VÍDEO SOBRE
BIOMAS: DA CAATINGA, DA MATA ATLÂNTICA, DA AMAZÔNIA, DO CERRADO
Objetivos:
· Trocar informações sobre os conhecimentos
tecnológicos sobre algumas mídias e programas de edições de vídeos;
· Conhecer e identificar as principais
características de alguns Biomas brasileiros;
· Discutir algumas questões ambientais
referentes a estes Biomas;
ETAPAS:
1ª. Definição de qual, ou quais
programas poderiam ser utilizados; se os estudantes não conhecerem ou dominarem
nenhum, demonstrar como utilizar o Editor de Vídeo mais simples, o Movie Maker.
2ª. Explicação do uso do
programa de Edição: Os próprios estudantes poderiam explicar a edição de vídeos
que conhecem com colegas e professor. Caso fosse o do Movie Maker,
resumidamente seria assim:
·
Abrir o programa;
·
Clicar na área
apropriada para inserir vídeos ou fotografias;
·
Inserir título,
legenda, música e os créditos;
·
Vídeo pronto: é só
ajustar;
3ª. Divisão dos grupos
por tema/ Bioma.
4ª. Postar no you tube. Traçar discussões sobre
as informações postadas nos vídeos dos grupos feitos por temas.
Acesso à essa mídia:
·
Laboratório de Informática (computadores da escola)
·
Sala de aula, no notebook do professor ou nos
celulares dos estudantes que os possuem)
·
Residência do estudante (depois de receber as
devidas orientações em sala, para utilizar qualquer mídia digital)
Contribuições para o processo de aprendizagem:
·
Interação, troca de informações sobre as tecnologias
em si entre os estudantes entre si e professor;
·
Pesquisa,
em qualquer fonte, de informações sobre os Biomas, suas imagens
características, seu problemas ambientais;
·
Levantamento
dos problemas, causas;
·
Elaboração
de possíveis soluções e discussão das que já foram indicadas por outros;
AVALIAÇÃO:
Processual:
·
Análise dos vídeos
editados pelos grupos
·
Análise das ideias e
contribuições, críticas e sugestões dos grupos
·
Análise das discussões
feitas no You Tube
REFERÊNCIAS
AFONSO, C. A. Internet
no Brasil: acesso para todos é possível? 2000. Disponível em: <http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/Textos_Topicos/Tema_Inclusao_Digital/AFONSO_Carlos._Internet_no_Brasil_o_acesso_para_todos_poss_vel.pdf>. Acesso em 2 de jan. de 2013.
AMABIS,
J. M., MARTHO, G. R. Biologia das
Populações v. 3. Genética-Evolução Biológica-Ecologia. Editora Moderna. S. Paulo. 2004.
DORST, J. Antes que a natureza morra: por uma
ecologia política. São Paulo: Edgard Blucher, 1973.
AUGUSTO,
G. S. et al. A Interdisciplinaridade em foco. Concepções de Professores em Formação
Continuada. In: TEIXEIRA,
P. M. M. e RAZERA, J. C. C. 2009. (Org.) Ensino de Ciências: pesquisa e pontos
em discussão. Campinas, SP: Komedi, 2009.
BERALDO, R. et al. Recursos Pedagógicos para
Preparação e Dinamização de Aulas com o uso das TIC e da Internet. Brasília,
20013. Módulo 2: curso de práticas pedagógicas, consultado em Abril de 2013, disponível em: <
http://www.cead.unb.br/bahia/>
CARVALHO, A. A. A. Rentabilizar a Internet no Ensino Basico e Secundario: dos Recursos
e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação,
03, pp. 25‑40. (2007). Consultado em janeiro
de 2013 em <http://sisifo.fpce.ul.pt>
CARVALHO, C. J. Do Windows Movie Maker ao Youtube. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.) Manual de Ferramentas da Web 2.0 para
Professores. 2008.
FEITOSA, T. S. Informática
na Educação. 8ª Edição –São Paulo, Editora Erica, 2008.
MOURA, A. (Org.). Projetos de aprendizagem com a Web 2.0. MIPL2.0. Centro Virtual Camões. Instituto
Camões Portugal. ISBN 978‐972‐566‐260‐1.(2011).
PETERS II, R. L. O Efeito da Mudança Climática Global Sobre as Comunidades Naturais.
In: WILSON, E. O. Biodiversidade.
Edição Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1997.
RAVEN, P.H., EVERT, R.F., EICHHORN, S.E; Biologia Vegetal. 7
ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
TEIXEIRA, P. M. M. (Org.)
Ensino de Ciências. Pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto: Holos,
Editora. 143p.2006.
TOWNSEND, C.
R., BEGON, M., HARPER, J. L. Fundamentos
em Ecologia. 3ª Ed. Porto Alegre: Artemed,
2010.
VALENTE, C. e MATAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das
novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário