TECNOLOGIAS DIGITAIS

E aí galera do Eixo Vll, tudo bem com vocês? Estamos na Era das Tecnologias Digitais e este espaço será utilizado para complementar nossos estudos. Como é um espaço novo, vamos pouco a pouco desenvolver as nossas atividades. Torço para que tiremos o máximo de proveito. Sejam bem vindos!!!






OLÁ TURMA DO CURSO DE MÍDIAS!!!!

Tudo bem com vocês? Gostaria de compartilhar minhas atividades. Aí vão elas. Por favor, comentem!!!




DIALOGANDO PLANO DE AULA DE FÍSICA 



COLÉGIO ESTADUAL MARIA JOSÉ DE LIMA SILVEIRA
Disciplina: Física
PROFSSORA: Sirleide de Jesus Lima Santos

Público-alvo: Estudantes do EIXO Vll - NOTURNO


ESTUDO DOS MOVIMENTOS

Introdução
A Física é uma área de estudo de vasta interação. Quando observamos tudo ao nosso redor, na sua forma macro e micro, percebemos a beleza e dinâmica, força e movimento de todos os corpos, suas relações e os fenômenos que os regem; entender que os movimentos dos astros estão sujeitos às mesmas leis e princípios que regem os nossos próprios movimentos corporais e outros tantos presentes em nosso cotidiano, na verdade é um grande desafio! Portanto será apresentado e discutido conceito de movimento, repouso, velocidade como introdução importante para solidez do processo de aprendizagem.

Objetivos:
· Discutir os primeiros conceitos desenvolvidos dentro da Mecânica e Cinemática;
· Analisar o movimento e o repouso de um corpo considerando um referencial;
· Identificar, no cotidiano, os tipos de movimentos, trajetórias, distâncias, velocidades e as relações entre estes;
· Realizar cálculos de velocidade média, distâncias e tempo;

Metodologia
• Abrir um diálogo curto e interrogativo sobre o tema;
• Exibir um vídeo que introduz todos os conceitos que serão discutidos, do Programa “A Física e o Cotidiano”, na parte referente a Mecânica.
• Voltar para o power point para exibir imagens e conteúdos de forma dialogada.
• Aplicação das fórmulas em exercícios;

Recursos
• Vídeo da internet do site “A Física e o Cotidiano;
• Data show;
• Notebook;
• Programa Power point
• Quadro branco;
• Pincel

Avaliação
• Processual: contínua observando o interesse, a participação, a leitura, a interpretação de textos, situações de raciocínio lógico a cerca do conteúdo abordado e dos problemas de cálculos.
• Exercícios em grupo;
• As discussões  que é gerada entre eles na hora de resolver os problemas;



 E ENTÃO COLEGAS! PODEM COMENTAR!!!!



ATIVIDADE PARA O 3º ANO

COLÉGIO ESTADUAL MARIA JOSÉ DE LIMA SILVEIRA
PROFSSORA: Sirleide de Jesus Lima Santos

Público-alvo: Estudantes do 3º ano


CRIAÇÃO DE VÍDEO SOBRE BIOMAS: DA CAATINGA, DA MATA ATLÂNTICA, DA AMAZÔNIA, DO CERRADO

Objetivos:
· Trocar informações sobre os conhecimentos tecnológicos sobre algumas mídias e programas de edições de vídeos;
· Conhecer e identificar as principais características de alguns Biomas brasileiros;
· Discutir algumas questões ambientais referentes a estes Biomas;

ETAPAS:
1ª. Definição de qual, ou quais programas poderiam ser utilizados; se os estudantes não conhecerem ou dominarem nenhum, demonstrar como utilizar o Editor de Vídeo mais simples, o Movie Maker.
2ª. Explicação do uso do programa de Edição: Os próprios estudantes poderiam explicar a edição de vídeos que conhecem com colegas e professor. Caso fosse o do Movie Maker, resumidamente seria assim:
· Abrir o programa;
· Clicar na área apropriada para inserir vídeos ou fotografias;
· Inserir título, legenda, música e os créditos;
· Vídeo pronto: é só ajustar;

3ª. Divisão dos grupos por tema/ Bioma.

4ª.  Postar no you tube. Traçar discussões sobre as informações postadas nos vídeos dos grupos feitos por temas.

Acesso à essa mídia:
· Laboratório de Informática (computadores da escola)
· Sala de aula, no notebook do professor ou nos celulares dos estudantes que os possuem)
· Residência do estudante (depois de receber as devidas orientações em sala, para utilizar qualquer mídia digital)

Contribuições para o processo de aprendizagem:
·           Interação, troca de informações sobre as tecnologias em si entre os estudantes entre si e professor;
·           Pesquisa, em qualquer fonte, de informações sobre os Biomas, suas imagens características, seu problemas ambientais;
·           Levantamento dos problemas, causas;
·           Elaboração de possíveis soluções e discussão das que já foram indicadas por outros;

AVALIAÇÃO:
Processual:
·         Análise dos vídeos editados pelos grupos
·         Análise das ideias e contribuições, críticas e sugestões dos grupos
·         Análise das discussões feitas no You Tube

REFERÊNCIAS

AFONSO, C. A. Internet no Brasil: acesso para todos é possível? 2000. Disponível em: <http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/Textos_Topicos/Tema_Inclusao_Digital/AFONSO_Carlos._Internet_no_Brasil_o_acesso_para_todos_poss_vel.pdf>. Acesso em 2 de jan. de 2013.

AMABIS, J. M., MARTHO, G. R. Biologia das Populações v. 3. Genética-Evolução Biológica-Ecologia.  Editora Moderna. S. Paulo. 2004.
DORST, J. Antes que a natureza morra: por uma ecologia política. São Paulo: Edgard Blucher, 1973.

AUGUSTO, G. S. et al. A Interdisciplinaridade em foco. Concepções de Professores em Formação Continuada. In: TEIXEIRA, P. M. M. e RAZERA, J. C. C. 2009. (Org.) Ensino de Ciências: pesquisa e pontos em discussão. Campinas, SP: Komedi, 2009.

BERALDO, R. et al. Recursos Pedagógicos para Preparação e Dinamização de Aulas com o uso das TIC e da Internet. Brasília, 20013. Módulo 2: curso de práticas pedagógicas, consultado em  Abril de 2013, disponível em: < http://www.cead.unb.br/bahia/>

CARVALHO, A. A. A. Rentabilizar a Internet no Ensino Basico e Secundario: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 2540. (2007). Consultado em janeiro de 2013 em <http://sisifo.fpce.ul.pt> o] em http://sisifo.fpce.ul.pt
de aprofundamento do pouco que conhecem e passar a conhecer os recursos ainda desplina de C

CARVALHO, C. J. Do Windows Movie Maker ao Youtube. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.) Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. 2008.

FEITOSA, T. S. Informática na Educação. 8ª Edição –São Paulo, Editora Erica, 2008.

MOURA, A. (Org.). Projetos de aprendizagem com a Web 2.0. MIPL2.0. Centro Virtual Camões. Instituto Camões Portugal. ISBN 9789725662601.(2011).

PETERS II, R. L. O Efeito da Mudança Climática Global Sobre as Comunidades Naturais. In: WILSON, E. O. Biodiversidade. Edição Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1997.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F., EICHHORN, S.E; Biologia Vegetal. 7 ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
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TOWNSEND, C. R., BEGON, M., HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 3ª Ed. Porto Alegre: Artemed,  2010.


VALENTE, C. e MATAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.






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